Conecte-se conosco

Mato Grosso

Mato Grosso é o 2º estado com menor desigualdade de renda do Brasil

Ranking de Competitividade dos Estados 2025 aponta avanço social, força fiscal e bom desempenho em capital humano e crédito

Publicado às

em

Mato Grosso é o 2º estado com menor desigualdade de renda do Brasil
Imagem: Mayke Toscano/Secom-MT

Mato Grosso avançou no cenário nacional e passou a ocupar a 2ª posição entre os estados com menor desigualdade de renda do país, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estado subiu uma colocação em relação ao levantamento anterior, de 2024, ficando atrás apenas de Santa Catarina, líder no indicador. A desigualdade de renda é um dos 16 indicadores que compõem o pilar de Sustentabilidade Social, área em que Mato Grosso aparece na 9ª colocação nacional.

Dentre as razões para que o Estado esteja entre os menos desiguais estão a economia puxada pelo agronegócio, o que acaba atraindo mais investimentos, aumento de agroindústrias, além de uma das menores taxas de desemprego do país e uma das menores dependências de programas sociais como o Bolsa Família. 

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o bom desempenho de Mato Grosso com a segunda menor desigualdade de renda no país reforça a leitura de que o crescimento econômico do estado tem sido acompanhado por mecanismos de inclusão social.


Publicidade

Publicidade

Leia Também