Conecte-se conosco

Mato Grosso

Melhoramento genético moderniza rebanhos leiteiros e aumenta produtividade da agricultura familiar em Mato Grosso

O projeto opera por meio de termos de cooperação com prefeituras e acordos com cooperativas e associações. O total de investimentos em prenhes; embriões e sêmen entre 2020 e 2025 é de R$ 10,5 milhões

Publicado às

em

Melhoramento genético moderniza rebanhos leiteiros e aumenta produtividade da agricultura familiar em Mato Grosso
Imagem: Seaf/Empaer

Os investimentos do Governo de Mato Grosso em melhoramento genético do rebanho leiteiro vêm promovendo mudanças estruturais na produção de leite da agricultura familiar em diversas regiões do estado. Por meio de projetos coordenados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), com acompanhamento técnico da Empaer-MT, produtores têm acesso a genética de alto valor, tecnologia e assistência contínua, resultando em mais produtividade, eficiência e renda no campo.

Entre 2020 e 2025, foram distribuídas 36.297 doses de sêmen, entre convencional e sexado, de cinco raças leiteiras,  Holandês, Jersey, Girolando ¾ e 5/8 e Gir Leiteiro, beneficiando 60 municípios e cinco cooperativas. Somente em 2025, a Seaf adquiriu 8.275 doses de sêmen, sendo 5.585 sexadas, ampliando significativamente o potencial de formação de rebanhos voltados à produção leiteira. O total de investimentos em prenhes; embriões e sêmen entre 2020 e 2025 é de R$ 10,5 milhões.


Publicidade

Publicidade

Leia Também