Conecte-se conosco

Mato Grosso

Queimadas despencam em Mato Grosso em 2025 e agosto tem queda histórica

Estado registra redução de até 84% nos focos de calor no mês mais crítico do ano; área queimada cai 71% no acumulado até agosto

Publicado às

em

Queimadas despencam em Mato Grosso em 2025 e agosto tem queda histórica
Imagem: Reprodução

Mato Grosso apresentou em 2025 um avanço significativo na redução das queimadas, com números bem abaixo dos registrados no ano anterior. O cenário mais favorável ficou evidente principalmente em agosto, período que historicamente concentra os maiores índices de incêndios devido à seca no estado.

No mês mais crítico do calendário ambiental, o número de focos de calor caiu de 14.617 em 2024 para 2.322 neste ano, o que representa uma redução de 84%. A queda expressiva marcou um dos melhores desempenhos recentes do estado no enfrentamento ao fogo.

De acordo com dados do Instituto Centro de Vida (ICV), entre janeiro e agosto de 2025 cerca de 859,5 mil hectares foram atingidos por incêndios em Mato Grosso. O total é 71% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando mais de 3 milhões de hectares foram devastados e o estado liderou o ranking nacional de áreas queimadas.


Publicidade

Publicidade

Leia Também