Conecte-se conosco

Mato Grosso

Pesquisadora de MT desenvolve bebida láctea fermentada com frutos nativos do bioma brasileiro

Iniciativa busca criar produtos lácteos funcionais, com menos calorias e ingredientes regionais, gerando conhecimento aplicável à indústria alimentícia.

Publicado às

em

Pesquisadora de MT desenvolve bebida láctea fermentada com frutos nativos do bioma brasileiro
Imagem: EMBRAPA

Projeto de pesquisa investiga formas de produzir leites fermentados utilizando polpas de frutos nativos do Brasil. Os primeiros foram os frutos do cupuaçu (Theobroma grandiflorum), mangaba (Hancornia speciosa) e ata (Annona squamosa), explorando o uso desses ingredientes para agregar valor nutricional aos produtos lácteos.

Os estudos fazem parte do Edital Bolsa de Doutorado com produto Tecnológico, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), e coordenado pela doutora Maressa Caldeira Morzelle, da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Os estudos começaram com o desenvolvimento de um leite à base de cupuaçu, formulado e otimizado para definir concentrações de polpa de açúcar, buscando equilíbrio de sabor e estabilidade do produto. Foram realizadas análises físico-químicas, medição de teor de compostos bioativos, testes de vida de prateleira e avaliação sensorial.


Publicidade

Publicidade

Leia Também