Conecte-se conosco

Mato Grosso

Comitiva mato-grossense estuda modelo de ZPE no Ceará para aplicar em Cáceres

Missão técnica liderada pela Sedec e Fiemt visita Zona de Processamento de Exportação e Porto de Pecém para trazer boas práticas ao estado

Publicado às

em

Comitiva mato-grossense estuda modelo de ZPE no Ceará para aplicar em Cáceres
Imagem: Assessoria/Sedec

A missão foi liderada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e pelo presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, e contou com a participação do presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC), Aécio Rodrigues. O objetivo foi conhecer a estrutura, o modelo de governança e as estratégias que fizeram da ZPE cearense um caso de sucesso, visando aplicar as boas práticas no projeto da ZPE de Cáceres, uma das principais apostas do Estado para agregar valor à produção e ampliar sua presença no mercado internacional.

Com mais de 95 milhões de toneladas movimentadas desde 2016, a ZPE do Ceará já responde por mais da metade das exportações daquele Estado e gera cerca de 80 mil empregos diretos e indiretos. A estrutura é integrada ao Complexo Industrial e Portuário de Pecém, reunindo setores como siderurgia, energia, mineração e hidrogênio verde, com forte foco em sustentabilidade, inovação e industrialização.

Segundo César Miranda, Mato Grosso quer acelerar a implantação da ZPE de Cáceres com base na experiência cearense.


Publicidade

Publicidade

Leia Também