Conecte-se conosco

Saúde

Falta em consultas e exames prejudica pacientes que aguardam atendimentos em Cuiabá

Publicado às

em

Falta em consultas e exames prejudica pacientes que aguardam atendimentos em Cuiabá
Imagem: SECOM

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça à população a importância de manter os dados do Cartão SUS sempre atualizados. A atualização cadastral permite que o sistema de regulação localize com facilidade os usuários, facilite os agendamentos e evite o desperdício de vagas, beneficiando milhares de pessoas que aguardam por consultas, exames ou procedimentos cirúrgicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos maiores desafios enfrentados pela rede municipal de saúde é o alto índice de absenteísmo, ou seja, o não comparecimento dos pacientes aos atendimentos previamente agendados. De acordo com o monitoramento do Sistema de Regulação (SISREG), no período de janeiro a maio de 2025, apenas na demanda do município de Cuiabá, foram registrados 21.642 usuários que deixaram de comparecer às consultas agendadas, o que representa uma taxa de 23,06% de faltas. Já considerando os agendamentos de consultas para o interior, no mesmo período, o número de faltas foi de 6.906 pacientes, resultando em uma taxa de 48,3% de absenteísmo, índice ainda mais preocupante.

O secretário adjunto de Complexo Regulador e Atenção Hospitalar, Dr. Eduardo Andraus, destaca que a falta de atualização dos dados prejudica diretamente a eficiência dos serviços.


Publicidade

Publicidade

Leia Também