Conecte-se conosco

Saúde

Vacina contra meningite muda para proteger mais os bebês de 12 meses

Substituição da vacina indicada para essa faixa etária faz parte das ações nacionais para o enfrentamento à meningite bacteriana

Publicado às

em

Vacina contra meningite muda para proteger mais os bebês de 12 meses
Imagem: SES-MT

Mato Grosso passou a oferecer, nesta terça-feira (1º.7), a vacina meningocócica conjugada ACWY como dose de reforço para as crianças de 12 meses de idade, no Calendário Nacional de Vacinação, no lugar da vacina meningocócica conjugada tipo C, que era aplicada até então para essa faixa etária.

A medida, orientada pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de ampliar a proteção das crianças pequenas contra a meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, incluindo os sorogrupos A, W e Y, responsáveis por quadros graves da doença no Brasil.

“A imunização é a forma mais segura e eficaz de proteger as crianças contra a meningite. Por isso, peço que os mato-grossenses levem seus filhos ao posto de saúde mais próximo para aplicar a dose contra a doença e manter o cartão de vacinação atualizado”, disse o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.


Publicidade

Publicidade

Leia Também