Conecte-se conosco

Saúde

Vacina meningocócica reforçada amplia proteção para bebês de 1 ano

Bebês de 12 meses receberão nova vacina para maior proteção no SUS

Publicado às

em

Vacina meningocócica reforçada amplia proteção para bebês de 1 ano
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

A partir do dia 1º de julho, o Ministério da Saúde dará início à aplicação da vacina meningocócica ACWY como dose de reforço em bebês de 12 meses. A medida substitui a atual dose de reforço da meningocócica C e amplia a proteção contra a meningite bacteriana, incluindo os sorogrupos A, W e Y, além do já coberto C. A mudança busca fortalecer o combate à meningococcemia, infecção grave e potencialmente fatal causada pela bactéria Neisseria meningitidis.

Somente neste ano, o Brasil já contabilizou 361 casos de meningite meningocócica, com 61 mortes. Segundo a médica Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a ampliação da cobertura é estratégica: “Além do sorogrupo C, o W tem mostrado crescimento preocupante, especialmente em estados do Sul. Essa atualização no calendário vacinal amplia a proteção de forma significativa, sobretudo entre as crianças.”

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina ACWY para adolescentes entre 11 e 14 anos. Já os bebês recebem três doses da vacina contra o meningococo C: aos 3 e 6 meses, e um reforço aos 12. Com a nova diretriz, apenas a dose de reforço será alterada para a versão mais ampla da vacina.


Publicidade

Publicidade

Leia Também