Conecte-se conosco

Saúde

Vitamina D mostra potencial no tratamento do câncer de mama, aponta estudo brasileiro

Pesquisa da Unesp associa suplementação ao desaparecimento do tumor em quase metade das pacientes avaliadas, mas reforça necessidade de novos testes

Publicado às

em

Vitamina D mostra potencial no tratamento do câncer de mama, aponta estudo brasileiro
Imagem: Freepik

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sugere que a suplementação de vitamina D pode se tornar, futuramente, um importante aliado no combate ao câncer de mama.

A investigação avaliou 80 mulheres com mais de 45 anos diagnosticadas com a doença. Todas estavam prestes a iniciar o tratamento neoadjuvante — que combina sessões de quimioterapia antes da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor.

As participantes foram divididas em dois grupos: um recebeu diariamente 2 mil unidades internacionais (UI) de vitamina D durante os seis meses de químio; o outro recebeu um placebo. Ao final desse período, exames mostraram que 43% das mulheres que tomaram a suplementação apresentaram resposta patológica completa — ou seja, os tecidos analisados após a cirurgia não continham mais células tumorais. No grupo do placebo, essa taxa foi de 24%.


Publicidade

Publicidade

Leia Também