Conecte-se conosco

Saúde

Burnout: o esgotamento profissional que afeta milhões de brasileiros e não deve ser ignorado

Síndrome já atinge um em cada três trabalhadores no país e pode provocar exaustão física, emocional e queda no desempenho. Conheça os sinais, os riscos e o que fazer.

Publicado às

em

Burnout: o esgotamento profissional que afeta milhões de brasileiros e não deve ser ignorado
Imagem: Freepik

Sair da cama se torna um desafio. Atividades básicas, como tomar banho ou se vestir, exigem um esforço descomunal. O sono não vem como antes, o apetite muda, e o trabalho — que já foi motivo de orgulho — passa a parecer irrelevante. Esses são alguns dos sintomas mais comuns da síndrome de burnout, um distúrbio relacionado ao esgotamento mental e físico causado pelo trabalho.

O problema, longe de ser raro, já afeta cerca de 32% dos profissionais brasileiros, segundo a ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil). A condição é fruto de um estresse crônico e mal administrado dentro do ambiente profissional — e pode evoluir para quadros graves, caso não seja identificada e tratada a tempo.

A psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR, destaca em entrevista ao podcast Bem-Estar que o burnout compromete o funcionamento diário de forma intensa


Publicidade

Publicidade

Leia Também