Conecte-se conosco

Saúde

Anvisa ordena recolhimento de medicamentos falsificados para diabetes e doença pulmonar

Lotes irregulares de Rybelsus e Ofev foram identificados como falsificações e estão proibidos no país

Publicado às

em

Anvisa ordena recolhimento de medicamentos falsificados para diabetes e doença pulmonar
Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (3), a apreensão de dois lotes de medicamentos falsificados no Brasil. Os produtos, destinados ao tratamento de diabetes tipo 2 e doenças pulmonares, foram identificados como cópias não autorizadas e representam riscos à saúde da população.

O primeiro caso envolve o lote M088499 do medicamento Rybelsus, indicado para controle da glicemia em adultos com diabetes tipo 2. A fabricante legítima, a empresa Novo Nordisk, confirmou que não produz esse lote, o que configura falsificação. Rybelsus é um comprimido à base de semaglutida, utilizado como alternativa oral às injeções diárias no tratamento da doença.

A segunda falsificação diz respeito ao lote 681522 do medicamento Ofev, produzido pela Boehringer Ingelheim do Brasil. Ofev contém nintedanibe, substância usada para tratar e retardar a progressão da fibrose pulmonar idiopática (FPI) e da doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistêmica (DPI-ES), também chamada de esclerodermia.


Publicidade

Publicidade

Leia Também