Conecte-se conosco

Saúde

SUS amplia tratamento para casos graves de Alzheimer

Ministério da Saúde libera uso da donepezila para casos graves, beneficiando aproximadamente 10 mil pessoas no primeiro ano

Publicado às

em

em

SUS amplia tratamento para casos graves de Alzheimer
Imagem: Divulgação / Reprodução

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (15), a ampliação do tratamento disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas que sofrem de Alzheimer em estágio grave. A portaria SECTICS/MS nº 20/2025, publicada nesta quinta-feira (15), autoriza a disponibilização do medicamento donepezila para pacientes diagnosticados com a forma grave da doença, que antes era oferecido apenas para casos leves e moderados.

A donepezila, que auxilia na preservação das funções cognitivas e na capacidade funcional dos pacientes, poderá ser utilizada isoladamente ou em conjunto com a memantina, medicamento já oferecido pelo SUS para casos graves. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023, mais de 58 mil pessoas fizeram uso combinado da donepezila, conforme registros da Sala Aberta de Situação de Inteligência em Saúde (Sabeis).

A inclusão da donepezila para casos graves surgiu durante o processo de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Doença de Alzheimer, quando o próprio Ministério da Saúde identificou a necessidade de ampliar a assistência nos serviços de saúde em todo o país. A pasta estima que cerca de 10 mil pessoas sejam beneficiadas no primeiro ano da nova oferta.


Publicidade

Publicidade

Leia Também