A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou na manhã desta quinta-feira (1.5) um procedimento de captação de múltiplos órgãos e tecidos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A ação possibilitou a captação de dois rins, um fígado e duas córneas, que beneficiarão cinco pacientes que aguardam na fila de espera por um transplante no país.
O procedimento contou com uma equipe captadora vinda de Mato Grosso do Sul, que chegou a Cuiabá com auxílio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A cirurgia teve início às 8h e foi concluída às 11h10, totalizando pouco mais de três horas de duração.
Esta foi a quarta captação de múltiplos órgãos realizada em 2025 pelo Estado de Mato Grosso. A operação anterior mediada pela Central havia ocorrido há apenas 15 dias, também na capital mato-grossense. O histórico de doações no estado tem apresentado resultados positivos - ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos, resultando na obtenção de 22 rins, 10 fígados e 4 corações.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância da solidariedade das famílias para o sucesso do programa. "Graças à solidariedade de uma família enlutada, será possível salvar cinco vidas. Isso é motivo de orgulho para o Sistema Único de Saúde (SUS), que é responsável por políticas universais como essa. Temos orgulho de dizer que, a cada dia, Mato Grosso é um estado que coopera para que essa rede de solidariedade aumente mais e mais", afirmou.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, ressaltou os esforços contínuos para capacitar profissionais de saúde nos hospitais que podem notificar doações. "Trabalhamos incansavelmente em ações para conscientizar a sociedade e as equipes notificadoras, pois a doação de órgãos e tecidos só é possível com o apoio coletivo. A captação de múltiplos órgãos é uma operação complexa, que envolve muitos profissionais em prol da vida", explicou.
Fabiana Bardi, secretária adjunta do Complexo Regulador, parabenizou o empenho das equipes envolvidas e destacou os avanços recentes na área de transplantes no estado. "O Estado de Mato Grosso não mede esforços para capacitar e conscientizar familiares e profissionais sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Além de todo esse empenho, o Estado também retomou o serviço de transplante renal, que estava interrompido. Temos orgulho de possibilitar importantes avanços nesta área", concluiu.
A SES reforça que qualquer pessoa pode ser doadora de órgãos, independentemente da idade. O importante é comunicar aos familiares o desejo de ser doador, pois são eles que autorizam a doação após o diagnóstico de morte encefálica. Para mais informações sobre doação de órgãos, os interessados podem entrar em contato com a Central Estadual de Transplantes pelos telefones disponíveis no site da Secretaria de Estado de Saúde.