Conecte-se conosco

Saúde

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

Publicado às

em

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Imagem: Divulgação / Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (3/4) uma resolução que proíbe a comercialização de todos os suplementos alimentares que contenham ora-pro-nóbis em sua composição. A decisão baseia-se no fato de que a planta, conhecida cientificamente como Pereskia aculeata, não possui autorização para ser utilizada como constituinte em suplementos alimentares no país.

De acordo com a Anvisa, para que um ingrediente seja autorizado como componente de suplementos alimentares, é necessário que passe por um rigoroso processo de avaliação quanto à sua segurança e eficácia. Este procedimento exige que as empresas interessadas em comercializar produtos com tal ingrediente apresentem comprovação científica de que ele atua como fonte de algum nutriente ou substância biologicamente relevante para o organismo humano.

A agência ressalta que suplementos alimentares não são classificados como medicamentos e, portanto, não podem apresentar alegações de efeitos terapêuticos, como tratamento, prevenção ou cura de doenças. Os suplementos são produtos destinados exclusivamente a pessoas saudáveis, com o objetivo de complementar a alimentação diária com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos.


Publicidade

Publicidade

Leia Também