Conecte-se conosco

Saúde

SUS passa a oferecer tratamento inovador no SUS para crianças com AME

Publicado às

em

em

SUS passa a oferecer tratamento inovador no SUS para crianças com AME
Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (24), o Sistema Único de Saúde (SUS) começará a oferecer gratuitamente um tratamento inovador para crianças que sofrem de atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1, doença rara que compromete os movimentos corporais e a função respiratória. O tratamento consiste em terapia genética com o medicamento Zolgensma, cujo custo na rede particular chega a aproximadamente R$ 7 milhões.

"É a primeira terapia gênica que está sendo introduzida no Sistema Único de Saúde. O SUS passa a fazer parte de um pequeno clube de cinco sistemas públicos nacionais no mundo a oferecerem esse medicamento para a sua população", destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comemorando o avanço.

O tratamento é indicado especificamente para pacientes com até 6 meses de idade que não necessitem de ventilação mecânica invasiva por mais de 16 horas diárias. Com a incorporação do Zolgensma, o Ministério da Saúde informa que o SUS passa a disponibilizar todas as terapias modificadoras disponíveis para AME tipo 1.


Publicidade

Publicidade

Leia Também