Conecte-se conosco

SES-MT abre processo seletivo para especialização em Gerontologia com 47 vagas

Publicado às

em

SES-MT abre processo seletivo para especialização em Gerontologia com 47 vagas
Imagem: Secom

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai preencher 47 vagas do curso de Especialização em Gerontologia. As inscrições podem ser realizadas pelo site da ESP-MT até as 23h59 do dia 30 de março de 2025.

O curso é destinado a profissionais graduados na área da saúde que trabalham diretamente com a assistência à pessoa idosa e estão inseridos nas redes de atenção em saúde nas esferas federal, estadual ou municipal.

A distribuição das vagas contempla diferentes setores da saúde: 23 vagas para profissionais de Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (E-Multi), oito para aqueles que atuam em Hospitais Regionais, quatro para equipes do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), nove para os Centros de Especialidades em Reabilitação (CER) e três para as Equipes Multidisciplinares de Atenção Domiciliar.

Podem participar do processo seletivo profissionais das seguintes áreas: Enfermagem, Serviço Social, Arteterapia, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Educação Física, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Sílvia Tomaz, superintendente da Escola de Saúde Pública, explica que o objetivo principal da especialização é formar profissionais de saúde especialistas em Gerontologia para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). "A qualificação vai possibilitar intervenções mais eficazes, considerando a saúde física, cognitiva e psicossocial dos pacientes visando à autonomia, independência e bem-estar das pessoas idosas", destacou.

De acordo com a coordenadora do curso, doutora Leila Auxiliadora José de Sant'Ana, especialista em Gerontologia, o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população tornam cada vez mais importante a preparação de profissionais para uma abordagem adequada às especificidades de cada pessoa idosa.

"É uma área que envolve vários profissionais que lidam com os desafios e oportunidades que se apresentam ao longo da vida. Portanto, há que se ofertar um atendimento mais qualificado e humano, considerando as necessidades específicas da pessoa idosa, e de igual importância, trabalhando para implementação e qualificação do acesso e serviços direcionados à população idosa, seus familiares e cuidadores", afirmou Leila.

A coordenadora ressalta ainda que capacitar profissionais na área da gerontologia também significa construir meios para enfrentar preconceitos, discriminação e conflitos entre gerações, além de lutar por uma sociedade mais digna para pessoas de todas as idades.

O conteúdo da especialização abordará temas como a importância da formação em Gerontologia no SUS; princípios e fundamentos em Geriatria e Gerontologia no século XXI; avaliação multidimensional da pessoa idosa; política pública de saúde; atuação interprofissional em Gerontologia; síndromes geriátricas; condições crônicas comuns no envelhecimento; envelhecimento saudável e promoção da saúde; além de urgências e cuidados paliativos na velhice.

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 7 de abril de 2025. As aulas serão realizadas de forma presencial, em Cuiabá, com carga horária total de 366 horas, incluindo os seminários de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para mais informações e realização das inscrições, os interessados devem acessar o site oficial da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.


Publicidade

Leia Também