Conecte-se conosco

Saúde

SES discute estratégias com Força Nacional do SUS e municípios para combate à dengue e chikungunya

Publicado às

em

SES discute estratégias com Força Nacional do SUS e municípios para combate à dengue e chikungunya
Imagem: Lucas Cavalcante | SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou na manhã desta quinta-feira (13) uma reunião técnica no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir estratégias e ações de enfrentamento à epidemia de dengue e chikungunya em Mato Grosso. O encontro, motivado pelo aumento no número de casos e óbitos dessas doenças no estado, contou com a presença de representantes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e diversas instituições.

Participaram da reunião autoridades do Ministério da Saúde, das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), da Procuradoria Geral do Município de Cuiabá, do Hospital Universitário Júlio Müller, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), além das equipes técnicas da SES-MT.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que solicitou o apoio da Força Nacional para o planejamento das ações de combate às arboviroses, com foco especial em Cuiabá e Várzea Grande. "O apoio da Força Nacional para o planejamento de estratégias será fundamental, pois precisamos fortalecer a Atenção Básica e Primária para que não haja uma sobrecarga ainda maior dos hospitais. Também é imprescindível o diálogo com a população, já que mais de 80% dos criadouros do mosquito estão em ambientes residenciais", enfatizou.


Publicidade

Publicidade

Leia Também