Conecte-se conosco

Saúde

SES dá início a curso de especialização em hanseníase para médicos de MT

Publicado às

em

SES dá início a curso de especialização em hanseníase para médicos de MT
Imagem: Luiza Goulart | SES-MT

A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), deu início nesta segunda-feira (10) à terceira turma do Curso de Especialização em Hansenologia. A aula inaugural, realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), trouxe uma novidade: os alunos foram imediatamente inseridos em atividades práticas no Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac).

O curso, que visa qualificar profissionais da saúde para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com hanseníase, tem carga horária de 440 horas. A programação inclui aulas presenciais, workshops, estudos de caso e visitas às unidades de saúde. A hanseníase, embora seja uma doença crônica e transmissível, tem cura e seu tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"Nós vamos atender 120 pacientes, entre segunda e terça-feira, com os alunos dessa terceira turma, acompanhados pelos especialistas da primeira e segunda turma", explicou Silvia Tomaz, superintendente da Escola de Saúde Pública. Segundo ela, a aula inaugural desta turma foi diferenciada por colocar os alunos imediatamente em contato com a prática clínica, permitindo-lhes observar e participar de ações educativas, diagnósticos e tratamentos sob supervisão dos professores.


Publicidade

Publicidade

Leia Também