Conecte-se conosco

Saúde

Cientistas chineses descobrem novo tipo de coronavírus em morcego

Publicado às

em

Cientistas chineses descobrem novo tipo de coronavírus em morcego
Imagem: Divulgação / Reprodução

Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan e do Laboratório de Guangzhou, na China, identificaram um novo coronavírus com potencial de infectar humanos, de acordo com estudos publicados nas revistas científicas Cell e Nature na última terça-feira (18). O vírus, denominado HKU5-CoV-2, foi encontrado em morcegos-anões, espécie que habita regiões da Europa, Ásia e Norte da África.

A descoberta foi liderada pela equipe da virologista Shi Zhengli, que trabalhou no Instituto de Wuhan durante a pandemia de Covid-19. Os cientistas identificaram que o novo vírus utiliza o mesmo mecanismo do SARS-CoV-2 para infectar células humanas: a enzima conversora de angiotensina 2 (ECA-2), presente principalmente nos pulmões, coração e intestino, que atua como uma "porta de entrada" para o vírus.

O HKU5-CoV-2 pertence ao subgênero Merbecovirus, parte da família dos Betacoronavírus, que inclui outros patógenos conhecidos por infectar mamíferos, como o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e o MERS-CoV, responsável pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).


Publicidade

Publicidade

Leia Também