O Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), alcançou a marca expressiva de mais de 23 mil atendimentos em 2024. O complexo, que engloba cinco unidades especializadas, registrou também um aumento no número de internações, passando de 674 em 2023 para 719 no ano atual.
As cinco unidades que compõem o CIAPS incluem o Hospital Adauto Botelho, a Unidade Álcool e Outras Drogas, os Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI), o CAPS AD (álcool e outras drogas) e o Lar Doce Lar, este último funcionando como residência permanente para pessoas em situação de abandono provenientes de abrigos ou orfanatos.
Atualmente, o centro mantém um número significativo de pacientes em tratamento: 216 no CAPSI, 369 no CAPS AD, 18 no Lar Doce Lar, além de 77 pacientes internados. Todos recebem acompanhamento multidisciplinar, incluindo atendimento de médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas, com projetos terapêuticos individualizados.

Foto: Secom
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destaca a importância dos investimentos na área: "O Governo do Estado tem investido para oferecer um atendimento de Saúde Mental digno e acessível para os mato-grossenses. Neste contexto do Janeiro Branco, é importante estimular a conscientização da população sobre a importância de cuidar da saúde mental e romper com os preconceitos que existem na procura por intervenção psiquiátrica."
Paulo Henrique de Almeida, diretor geral do CIAPS, observa um aumento na demanda, especialmente entre a população mais jovem. "É um problema sério que precisa ser enfrentado por todos nós. Ao investir na prevenção e na promoção de hábitos de vida saudáveis, de forma a facilitar o acesso à saúde, podemos construir um futuro mais saudável para a população", afirma.
Investimentos e Modernização
O Hospital Adauto Botelho está passando por uma significativa transformação estrutural, com um investimento de R$ 39,4 milhões do Governo do Estado. O projeto de reforma e ampliação adiciona 3,5 mil m² à estrutura existente, que já conta com 100 leitos distribuídos entre os blocos de emergência e atendimento a pacientes adultos e idosos.
A modernização inclui a instalação de seis consultórios multiprofissionais e diversos espaços terapêuticos, como salas para terapia ocupacional, salão, barbearia, sala de TV, cozinha terapêutica e quadra para atividades esportivas. A previsão é que as obras sejam concluídas e entregues à população a partir de 2025.
O CIAPS continua sendo referência no atendimento à saúde mental no Estado, oferecendo serviços especializados para pessoas com transtornos mentais severos e atuando na promoção e atenção à saúde mental da população mato-grossense.