Conecte-se conosco
Publicidade Publicidade

Vacinação contra HPV reduz mortalidade em 62% entre mulheres jovens

Publicado às

em

Vacinação contra HPV reduz mortalidade em 62% entre mulheres jovens
Imagem: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasíli

A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) tem se mostrado extremamente eficaz na prevenção do câncer de colo de útero, segundo estudo publicado recentemente na revista científica JAMA Network. A pesquisa, realizada pela Universidade da Carolina do Sul, revelou uma queda significativa nas mortes causadas pelo tumor entre mulheres jovens.

 

De acordo com o levantamento, entre 1992 e 2021, a mortalidade por câncer de colo de útero caiu 62% nos Estados Unidos. O médico Ashish Deshmukh, líder do estudo, destaca que o câncer, antes considerado raro em mulheres com menos de 50 anos, está se tornando ainda mais incomum graças às campanhas de vacinação.

 

Os números são expressivos: a média anual de óbitos em mulheres abaixo dos 25 anos caiu de aproximadamente 55 para apenas 13 mortes.

 

Alerta para vacinação

Apesar dos resultados positivos, Deshmukh manifesta preocupação com a redução na vacinação contra HPV após a pandemia de Covid-19. "Podemos estar colocando em risco ganhos importantes conforme essa população for envelhecendo", adverte o pesquisador.

 

Vacinação no Brasil

No Brasil, a vacina contra HPV é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2012. O imunizante quadrivalente é recomendado principalmente para:

 

  •  Meninas e meninos de 9 a 14 anos
  •  Pessoas imunocomprometidas
  •  Vítimas de abuso sexual
  •  Usuários de PrEP de HIV
  •  Pacientes com papilomatose respiratória recorrente

 

A pesquisa reforça a importância da imunização como estratégia fundamental na prevenção do câncer de colo de útero.


Publicidade

Publicidade Publicidade

Leia Também