Conecte-se conosco

Saúde

Várzea Grande amplia acesso ao Implanon e registra alta demanda na rede pública

Método contraceptivo já está disponível no SAE/CTA e em nove unidades de saúde; alta procura gerou fila de espera e novo pedido de reposição ao Estado

Publicado às

em

Várzea Grande amplia acesso ao Implanon e registra alta demanda na rede pública
Imagem: Reprodução

A política de Planejamento Familiar em Várzea Grande ganhou reforço com a ampliação da oferta do implante contraceptivo Implanon na rede pública. O método já está disponível para mulheres atendidas pelo Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Acolhimento (SAE/CTA) e, a partir de março, também será ofertado às pacientes acompanhadas pelo Consultório na Rua, incluindo mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Nas Unidades de Saúde da Família (USFs), o Implanon é disponibilizado em nove polos habilitados: Capão Grande, Jardim Glória, Manga, Nossa Senhora da Guia, Água Vermelha, Vila Artur, Marajoara, Cabo Michel e Limpo Grande. A estratégia busca descentralizar o atendimento e facilitar o acesso ao método contraceptivo de longa duração.

Desde dezembro de 2025, quando o implante passou a ser ofertado pelo Município, a procura tem sido considerada acima do esperado. A nova demanda acabou se somando a solicitações represadas de anos anteriores, o que, em alguns momentos, superou a quantidade de dispositivos disponíveis e resultou na formação de fila de espera nas unidades básicas.


Publicidade

Publicidade

Leia Também