Conecte-se conosco

Saúde

Anvisa aprova injeção semestral para prevenção do HIV e amplia estratégias contra o vírus

Lenacapavir passa a integrar a PrEP como opção de longa duração, com eficácia próxima de 100% em estudos clínicos

Publicado às

em

Anvisa aprova injeção semestral para prevenção do HIV e amplia estratégias contra o vírus
Imagem: Gilead Sciences

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na segunda-feira (12), o uso do lenacapavir injetável como método de prevenção contra o HIV. A autorização marca um avanço importante nas estratégias de combate ao vírus ao introduzir uma profilaxia pré-exposição (PrEP) de longa duração, aplicada apenas duas vezes ao ano.

De acordo com a Anvisa, o medicamento é indicado para adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilos, que estejam em situação de risco para adquirir o HIV. Antes do início do uso, é obrigatória a realização de teste com resultado negativo para a infecção.

A decisão segue orientações internacionais. Em julho de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar o lenacapavir como opção adicional de PrEP, destacando o medicamento como a alternativa mais eficaz já desenvolvida após a busca por uma vacina contra o HIV. Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o fármaco representa um marco no enfrentamento da doença.


Publicidade

Publicidade

Leia Também