Conecte-se conosco

Saúde

Exercício físico se consolida como aliado poderoso no combate à depressão, aponta estudo

Revisão internacional indica que atividade regular pode ter efeito semelhante ao da terapia psicológica no alívio dos sintomas

Publicado às

em

Exercício físico se consolida como aliado poderoso no combate à depressão, aponta estudo
Imagem: Reprodução

A relação entre atividade física e bem-estar emocional já é conhecida há anos, mas novas evidências científicas colocam esse benefício em um novo patamar. Uma ampla revisão de estudos publicada recentemente indica que a prática regular de exercícios pode reduzir os sintomas da depressão com uma eficácia próxima à de tratamentos psicológicos tradicionais.

O levantamento foi divulgado na revista científica Cochrane Database of Systematic Reviews, em 2026, e coordenado pelo pesquisador Andrew J. Clegg, ao lado de outros especialistas. A análise reuniu dados considerados de alto nível de evidência dentro da ciência médica.

Para chegar às conclusões, os pesquisadores avaliaram 73 ensaios clínicos randomizados, envolvendo quase 5 mil adultos diagnosticados com depressão. Os estudos compararam os efeitos do exercício físico com diferentes abordagens: ausência de tratamento, acompanhamento psicológico e uso de medicamentos antidepressivos.


Publicidade

Publicidade

Leia Também