Conecte-se conosco

Saúde

Caso de gripe aviária é confirmado em propriedade rural de Cuiabá, diz Mapa

Caso envolve aves de subsistência; consumo de frango e ovos é seguro e produção avícola segue sem restrições em Mato Grosso

Publicado às

em

Caso de gripe aviária é confirmado em propriedade rural de Cuiabá, diz Mapa
Imagem: Reprodução

A presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foi confirmada em uma propriedade rural de Cuiabá, conforme informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta terça-feira (23). O caso envolve aves domésticas criadas para subsistência.

A confirmação do diagnóstico ocorreu após análise laboratorial realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP), unidade de referência nacional responsável por exames oficiais relacionados à defesa agropecuária.

Diante da detecção do foco, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) iniciou imediatamente as ações de contenção previstas nos protocolos sanitários. Entre as medidas estão a instalação de barreira sanitária para impedir o trânsito de animais, pessoas e equipamentos, além do abate sanitário das aves existentes no local, com descarte em valas apropriadas.


Publicidade

Publicidade

Leia Também