Conecte-se conosco

Saúde

Fiocruz recomenda vacina contra vírus sincicial respiratório para gestantes

Boletim InfoGripe registra 43,7 mil casos de SRAG pelo VSR em 2025; 82% atingiram crianças menores de 2 anos

Publicado às

em

Fiocruz recomenda vacina contra vírus sincicial respiratório para gestantes
Imagem: Fiocruz

A Fiocruz orienta que gestantes a partir da 28ª semana de gravidez recebam a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), já disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação foi reforçada no Boletim InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (4), que aponta que a imunização materna pode ter impacto decisivo na redução das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2026.

Segundo a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica e do InfoGripe, a dose deve ser aplicada em todas as gestações. “Grávidas são público prioritário. A vacinação garante anticorpos para o recém-nascido e amplia a proteção nos primeiros meses de vida”, destacou.

Panorama epidemiológico

O boletim mostra que, até 29 de novembro, o país registrou 43,7 mil casos de SRAG causados pelo VSR, com 82% concentrados em crianças menores de dois anos. A análise corresponde à Semana Epidemiológica 48 (23 a 29 de novembro), período em que o sistema InfoGripe identificou tendência de queda tanto no longo prazo (seis semanas) quanto no curto prazo (três semanas) dos casos de SRAG.


Publicidade

Publicidade

Leia Também