Conecte-se conosco

Saúde

Cresce número de homens com menos de 50 anos em tratamento contra câncer de próstata

Ministério da Saúde aponta aumento de 32% nos atendimentos entre 2020 e 2024; diagnóstico precoce garante até 90% de cura

Publicado às

em

Cresce número de homens com menos de 50 anos em tratamento contra câncer de próstata
Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil

Nos últimos quatro anos, o Brasil registrou um aumento expressivo no número de homens com até 49 anos em tratamento contra o câncer de próstata. Dados do Ministério da Saúde revelam que os atendimentos subiram de 2,5 mil, em 2020, para 3,3 mil em 2024 — um crescimento de 32%.

Embora a enfermidade seja mais recorrente em pacientes com mais de 65 anos, o avanço entre os mais jovens preocupa os especialistas. Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a maioria dos procedimentos realizados corresponde a quimioterapia (entre 84% e 85%), seguida por cirurgias oncológicas (10% a 12%) e radioterapia (3% a 4%).

De acordo com o urologista Rafael Ambar, especializado em saúde masculina, esse crescimento está mais ligado à procura por diagnóstico e tratamento do que ao aumento real de casos. Segundo ele, o avanço da rede de atendimento e a maior conscientização da população masculina sobre o tema têm contribuído para essa mudança de cenário.


Publicidade

Publicidade

Leia Também