Conecte-se conosco

Saúde

AVC provoca uma morte a cada seis minutos no Brasil; prevenção poderia evitar 80% dos casos

Controlar a pressão arterial, abandonar o cigarro e manter hábitos saudáveis são medidas simples que poderiam salvar milhares de vidas todos os anos.

Publicado às

em

AVC provoca uma morte a cada seis minutos no Brasil; prevenção poderia evitar 80% dos casos
Imagem: Freepik/ Ilustrativa

O acidente vascular cerebral (AVC) continua sendo uma das principais causas de morte no Brasil. Junto com o infarto, ele faz parte do grupo das doenças cardiovasculares, responsáveis por cerca de 30% dos óbitos registrados anualmente no país, conforme dados do Ministério da Saúde.

Somente entre janeiro e outubro deste ano, 64.471 pessoas morreram vítimas de AVC, o que equivale a uma morte a cada seis minutos. Em 2024, o número foi ainda maior — 85.457 brasileiros perderam a vida por causa da doença, segundo informações do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil.

Além do impacto humano, o AVC gera altos custos para o sistema público. De acordo com levantamento da consultoria Planisa, entre 2019 e setembro de 2024 o tratamento de pacientes acometidos pela doença custou R$ 910 milhões ao sistema hospitalar, com mais de 85 mil internações — e um em cada quatro pacientes necessitando de leito de UTI.


Publicidade

Publicidade

Leia Também