Conecte-se conosco

Saúde

Tecnologia inovadora permite que pacientes voltem a enxergar detalhes após perda da visão

Implante retiniano aliado a óculos especiais melhora a leitura e visão central de pessoas com DMRI

Publicado às

em

Tecnologia inovadora permite que pacientes voltem a enxergar detalhes após perda da visão
Imagem: Moorfields Eye Hospital

Um avanço promissor pode transformar o tratamento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), principal causa de perda de visão em idosos. Um novo sistema que combina um microchip implantado na retina e óculos equipados com câmera mostrou resultados animadores e pode devolver parcialmente a visão a pessoas que já haviam perdido a acuidade visual.

Pesquisas realizadas em centros dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Itália revelaram que, após um ano de uso, mais de 80% dos pacientes registraram melhora significativa na visão central. Entre os principais ganhos, os voluntários passaram a ler números e palavras em casa e aumentaram em até 25 letras, o equivalente a cinco linhas na tabela padrão de exame oftalmológico. A maioria, acima dos 50 anos, recuperou cerca de metade da acuidade visual considerada normal (20/20).

De acordo com o professor Frank Holz, chefe do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Bonn e líder do estudo, o resultado representa um marco. “É a primeira vez que se demonstra que a visão pode ser restaurada em uma área da retina já cega e essencial para as atividades do dia a dia”, afirmou à DW.


Publicidade

Publicidade

Leia Também