Conecte-se conosco

Saúde

Governo lança estratégia nacional para frear avanço da obesidade no Brasil

Plano intersetorial do Governo Federal integra saúde, educação e segurança alimentar para enfrentar o problema como questão social e estrutural

Publicado às

em

Governo lança estratégia nacional para frear avanço da obesidade no Brasil
Imagem: Freepik

A obesidade deixou de ser tratada apenas como um problema individual e passou a ser reconhecida como uma questão social no Brasil. Com o objetivo de reduzir seus índices e promover hábitos alimentares mais saudáveis, o Governo Federal instituiu a Estratégia Intersetorial de Prevenção da Obesidade, oficializada pelo Decreto nº 12.680, publicado nesta terça-feira (21), no Diário Oficial da União.

De acordo com a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Lilian Rahal, o decreto foi publicado em um momento simbólico. “No mês em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, essa estratégia reforça o compromisso do Governo do Brasil em combater todas as formas de má nutrição e fortalecer a segurança alimentar”, afirmou.

Abordagem social e intersetorial

A nova estratégia reconhece que a obesidade está diretamente relacionada a fatores sociais e estruturais, como o ambiente alimentar obesogênico, desigualdades de renda e escolaridade, publicidade de alimentos ultraprocessados, racismo estrutural e deficiências na mobilidade urbana.


Publicidade

Publicidade

Leia Também