Conecte-se conosco

Saúde

Brasil realiza primeira telecirurgia robótica de próstata e reduz em 25% o risco de impotência

Operação inédita, conduzida de São Paulo com paciente em Porto Alegre, marca avanço da medicina remota e reforça benefícios da tecnologia robótica na recuperação pós-cirúrgica.

Publicado às

em

Brasil realiza primeira telecirurgia robótica de próstata e reduz em 25% o risco de impotência
Imagem: Reprodução/TV Globo

O avanço da robótica médica acaba de alcançar um marco histórico no Brasil. Pela primeira vez, uma cirurgia de próstata foi realizada de forma totalmente remota  com o cirurgião em São Paulo e o paciente em Porto Alegre. O procedimento, além de pioneiro, reforça os benefícios da tecnologia: precisão cirúrgica e menor risco de sequelas.

Um estudo do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) apontou que o uso da técnica robótica em cirurgias de câncer de próstata reduz em até 25% o risco de disfunção erétil e em 15% o de incontinência urinária, em comparação ao método convencional.

De acordo com o urologista Rafael Coelho, que liderou o estudo e a operação, a tecnologia robótica oferece uma precisão milimétrica. “Com a robótica, consigo preservar toda a inervação e as estruturas que ficam ao redor da próstata, o que garante recuperação mais rápida e menos sequelas”, explicou o médico.


Publicidade

Publicidade

Leia Também