Conecte-se conosco

Saúde

Brasil inicia distribuição de novo medicamento contra câncer de mama no SUS

Primeira remessa conta com quase 12 mil unidades do trastuzumabe entansina; tratamento pode reduzir em até 50% a mortalidade de pacientes

Publicado às

em

Brasil inicia distribuição de novo medicamento contra câncer de mama no SUS
Imagem: João Risi/MS

O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (13), o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, destinado ao tratamento do câncer de mama HER2-positivo. O fármaco foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 e é indicado para pacientes que mantêm a doença mesmo após a quimioterapia inicial.

De acordo com a pasta, a remessa inicial conta com 11.978 unidades e integra um total de quatro lotes que serão entregues até junho de 2026. As próximas distribuições estão programadas para dezembro deste ano, março e junho do próximo ano. A previsão é de que o medicamento beneficie 1.144 pacientes ainda em 2025.

O investimento total do governo federal é de R$ 159,3 milhões, valor que garante a aquisição de 34,4 mil frascos-ampola. As doses serão enviadas às secretarias estaduais de Saúde, responsáveis por distribuir o medicamento conforme os protocolos clínicos de cada unidade da federação.


Publicidade

Publicidade

Leia Também