Conecte-se conosco

Saúde

Vacina contra HPV reduz em 58% os casos de câncer de colo do útero no Brasil

Estudo mostra impacto positivo do imunizante, mas alerta para baixa cobertura vacinal e avanço da desinformação

Publicado às

em

Vacina contra HPV reduz em 58% os casos de câncer de colo do útero no Brasil
Imagem: Freepik

O Outubro Rosa, tradicionalmente marcado pela conscientização sobre o câncer de mama, também se consolidou nos últimos anos como um período de alerta para outro grave problema de saúde pública: o câncer de colo do útero. A doença, que é evitável, ainda figura como o quarto tipo de câncer mais comum entre mulheres no mundo, sobretudo em países de baixa e média renda.

No Brasil, a principal arma de prevenção é a vacina contra o HPV, vírus responsável por quase todos os casos da doença. Um estudo publicado na revista The Lancet Global Health revelou que, em apenas uma década de vacinação no país, já houve queda expressiva nos índices: a redução foi de 58% nos casos de câncer de colo do útero e de 67% em lesões precursoras graves (NIC3), entre jovens vacinadas.

Impacto comprovado

A análise considerou 1.318 casos de câncer e 2.132 registros de lesões pré-cancerosas entre mulheres de 20 a 24 anos. Ao comparar aquelas que não foram vacinadas (nascidas entre 1994 e 1998) com as elegíveis ao programa (nascidas entre 2001 e 2003), a diferença foi marcante.


Publicidade

Publicidade

Leia Também