Conecte-se conosco

Saúde

Brinquedotecas humanizam atendimento em hospitais de Cuiabá e auxiliam na recuperação de crianças

Espaços lúdicos oferecem lazer, aprendizado e acolhimento psicológico para crianças internadas no HMC e no Hospital e Pronto-Socorro.

Publicado às

em

Brinquedotecas humanizam atendimento em hospitais de Cuiabá e auxiliam na recuperação de crianças
Imagem: Erlan Aquino

As alas pediátricas do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá e do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) oferecem brinquedotecas equipadas para garantir momentos de lazer, acolhimento e aprendizado às crianças internadas. Além dos brinquedos, as unidades contam com profissionais especializados que desenvolvem atividades lúdicas e educacionais, contribuindo para o bem-estar e o processo de recuperação dos pacientes.

No Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá, as crianças têm à disposição brinquedos de pelúcia, bonecos da Turma da Mônica, super-heróis, dinossauros, casinhas de plástico, caminhões e outros objetos. A diretora da unidade, Marlucia de Souza Pereira Costa, explica que a brinquedoteca tem como função reduzir o trauma da hospitalização, promover o desenvolvimento psicossocial e oferecer conforto no ambiente hospitalar. “É um espaço sinônimo de alegria, onde os pais interagem com seus filhos, sendo acolhidos por profissionais e famílias. A humanização aqui é diferenciada. Muitas unidades hospitalares do Brasil não dispõem dessa estrutura que oferecemos”, afirmou.

Para reforçar esse atendimento, a ala pediátrica conta com dois fisioterapeutas com pós-graduação em arteterapia e uma psicopedagoga. Segundo a fisioterapeuta Fernanda Hipólito, o trabalho vai além da brinquedoteca. “Quando a criança está internada e não tem condições de sair da ala pediátrica, nós levamos os brinquedos até a sala de internação, promovendo um momento de bem-estar e descanso psicológico. É um trabalho muito satisfatório”, destacou.


Publicidade

Publicidade

Leia Também