Conecte-se conosco

Saúde

Saúde de Cuiabá amplia tratamento domiciliar com Programa Melhor em Casa

Equipes multiprofissionais reforçam assistência e contribuem para liberação de leitos hospitalares

Publicado às

em

Saúde de Cuiabá amplia tratamento domiciliar com Programa Melhor em Casa
Imagem: Emanoele Daiane

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem ampliando gradativamente os atendimentos domiciliares a pacientes que necessitam de tratamento contínuo. Dados do relatório do Programa Melhor em Casa apontam que, em janeiro, eram 41 pacientes acompanhados, número que hoje chega a aproximadamente 140, entre moradores da capital e da baixada cuiabana.

O programa oferece assistência de baixa, média e alta complexidade, incluindo cuidados paliativos, oncológicos e não oncológicos. De acordo com a secretária adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Susana Cesar de Ávila Gutierrez, a ampliação dos atendimentos reflete as altas hospitalares de pacientes inseridos no programa. “O programa é um modelo de internação extra-hospitalar, que oferece assistência à saúde a pacientes idosos, pós-cirúrgicos e paliativos, que ainda necessitam de cuidados contínuos, mas que podem receber esse tratamento no conforto de suas casas”, explicou.

A iniciativa é executada por duas equipes. A Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar (EMAD), composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e motorista, e a Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), formada por farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social.


Publicidade

Publicidade

Leia Também