Conecte-se conosco

Saúde

HMC realiza primeira cirurgia de alta expansão de pele em Mato Grosso

Procedimento beneficiou menino de 11 anos com queimaduras em 80% do corpo

Publicado às

em

HMC realiza primeira cirurgia de alta expansão de pele em Mato Grosso
Imagem: Emanoele Daiane

Na manhã desta terça-feira (19), o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) entrou para a história da medicina em Mato Grosso ao realizar a primeira cirurgia de alta expansão de pele em um paciente do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). O procedimento experimental, inédito no estado, coloca Mato Grosso como o terceiro do país a utilizar a técnica, ao lado de Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

O paciente Ryelvy Miguel, de 11 anos, vítima de um acidente doméstico que resultou em queimaduras em 80% do corpo, foi o primeiro a ser submetido à técnica no CTQ. O procedimento promete revolucionar as cirurgias de enxerto de pele, trazendo esperança para pacientes que já não possuem áreas doadoras suficientes.

O cirurgião plástico e coordenador do CTQ, Dr. Carlos Alberto Maranhão, destacou a importância do avanço. “O procedimento que realizamos hoje foi utilizado como treinamento de uma técnica nova de enxertia de pele expandida, indicada para casos graves, em que o paciente tem áreas queimadas muito extensas e profundas. Muitas vezes, temos dificuldade em encontrar áreas doadoras, e esse equipamento expande a pele até nove vezes, o que será um grande benefício para nossos pacientes”, explicou.


Publicidade

Publicidade

Leia Também