Conecte-se conosco

Saúde

MT Hemocentro realiza 4,8 mil exames para captação de órgãos em 12 meses

Parceria da Central Estadual de Transplantes (CET) com o MT Hemocentro, Lacen-MT e Hospital Geral é fundamental para garantir a segurança dos transplantes e captação de órgãos no Estado

Publicado às

em

MT Hemocentro realiza 4,8 mil exames para captação de órgãos em 12 meses
Imagem: SES-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizou 4,8 mil exames sanguíneos, entre agosto de 2024 e julho de 2025, para a viabilização da captação de órgãos para pacientes na fila de espera por um transplante.

Além de realizar a coleta de sangue para distribuir às unidades de saúde, fazer o cadastro de doadores de medula óssea e ser referência no atendimento ambulatorial das patologias relacionadas ao sangue, o MT Hemocentro é responsável por realizar 20 tipos de exame de triagem sorológica e imuno-hematológica que viabilizam a captação de órgãos e tecidos em Mato Grosso.

A captação dos potenciais doadores é realizada pela Central Estadual de Transplantes (CET), que mantém parceria com o MT Hemocentro, por meio de um termo de cooperação técnica, para análise do material biológico coletado de pacientes que tiveram morte encefálica. A CET e o MT Hemocentro estão ligados à Secretaria de Estado de Saúde (SES).


Publicidade

Publicidade

Leia Também