Conecte-se conosco

Saúde

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre inclusão da vacina contra meningite tipo B no SUS

Imunizante protege contra bactéria responsável por forma grave da doença e já é recomendado por especialistas

Publicado às

em

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre inclusão da vacina contra meningite tipo B no SUS
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (31) uma consulta pública para avaliar a incorporação da vacina contra o meningococo do tipo B no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante, que já é ofertado na rede privada, protege contra a variante mais comum da bactéria causadora da meningite meningocócica, doença grave que pode evoluir rapidamente e causar sequelas permanentes ou até levar à morte.

Atualmente, o SUS já disponibiliza vacinas contra os sorogrupos A, C, W e Y do meningococo. A inclusão do tipo B vem sendo defendida por entidades médicas, especialmente devido ao número de casos registrados no país. Em 2024, já foram notificados 2.357 casos de meningite bacteriana, com 454 mortes. Desses, pelo menos 138 casos e 21 óbitos foram atribuídos ao meningococo tipo B.

A proposta foi apresentada pela farmacêutica GSK, fabricante da vacina, à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Segundo o dossiê, a estimativa é que o investimento para a inclusão do imunizante seja de cerca de R$ 6,1 bilhões em cinco anos.


Publicidade

Publicidade

Leia Também