Conecte-se conosco

Saúde

Centro de Tratamento de Queimados do HMC atende mais de 179 pacientes no primeiro semestre de 2025

Prefeitura também promoveu mutirão de cirurgias plásticas para vítimas com sequelas graves

Publicado às

em

Centro de Tratamento de Queimados do HMC atende mais de 179 pacientes no primeiro semestre de 2025
Imagem: Rennan Oliveira

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), referência no atendimento a vítimas de queimaduras em Mato Grosso, já atendeu 179 pacientes entre janeiro e junho de 2025. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pela gestão da unidade por meio da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP).

Do total de atendimentos, 132 pacientes passaram pela enfermaria e outros 47 foram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entre as vítimas estão crianças e adultos que sofreram queimaduras causadas por materiais inflamáveis, acidentes de trabalho e colisões automobilísticas.

De acordo com Eduardo Andraus, secretário-adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, o CTQ cuiabano é a única unidade especializada existente no estado. “O objetivo dela é reduzir a mortalidade dos pacientes queimados, e isso passa por um atendimento de urgência rápido, que evita infecções, mortes por desidratação. Também previne com cuidados de cirurgia plástica em casos com grandes sequelas na pele, como retrações cutâneas e perdas teciduais graves causadas por necrose decorrente da queimadura”, explica.


Publicidade

Publicidade

Leia Também