Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Sema-MT devolve à natureza urutau, maria-faceira e gambá após reabilitação

Publicado às

em

Sema-MT devolve à natureza urutau, maria-faceira e gambá após reabilitação
Imagem: Karla Silva

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou a soltura de três animais silvestres que passaram por reabilitação após sofrerem ferimentos. Um urutau, ave de hábito noturno, que teve uma fratura consolidada em uma das asas, uma maria-faceira, única garça brasileira que se adapta tanto a ambientes úmidos quanto secos, e uma gambá foram devolvidos à natureza em um bosque localizado no distrito da Guia.

O momento da soltura foi especialmente emocionante para as servidoras da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema que acompanharam todo o processo de recuperação dos animais. A ansiedade inicial deu lugar ao alívio quando o urutau, ao ser libertado, restabeleceu seus movimentos naturais, batendo as asas entre os galhos das árvores rumo ao seu habitat.

Processo de reabilitação

O urutau foi encaminhado para a veterinária e guardiã de animais silvestres cadastrada na Sema, Ana Laura Karlinski, em 21 de novembro do ano passado. Durante o início do tratamento, a ave precisava ser alimentada quatro vezes ao dia com insetos e suplementos especiais para animais em estado crítico.


Publicidade

Publicidade

Leia Também