Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Sema-MT sistema que simplifica a emissão de carteira de pesca amadora para turistas estrangeiros

Publicado às

em

Sema-MT sistema que simplifica a emissão de carteira de pesca amadora para turistas estrangeiros
Imagem: Secom-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) implementou nesta quinta-feira (20.2) uma importante atualização no sistema de emissão da Carteira de Pesca Amadora, visando facilitar o acesso de turistas estrangeiros ao documento. A principal mudança elimina a necessidade do Cadastro de Pessoa Física (CPF), exigindo apenas o número do passaporte e data de nascimento para estrangeiros.

Esta iniciativa coloca Mato Grosso em posição de destaque no cenário nacional, uma vez que outros estados ainda mantêm a exigência do CPF para a emissão do boleto necessário à obtenção do documento. Para os pescadores brasileiros, o processo também foi simplificado: agora não é mais necessário realizar cadastro no Portal SIGA, bastando apenas informar o CPF e data de nascimento para acessar o sistema.

A carteira de pesca mantém sua obrigatoriedade para pessoas maiores de 18 anos, sendo opcional para menores, que devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. O documento tem validade de um ano, com exceção para idosos acima de 60 anos e aposentados, que têm direito à carteirinha gratuita com validade estendida para cinco anos.


Publicidade

Publicidade

Leia Também