Conecte-se conosco
Publicidade Publicidade

Bacia do Rio Paraguai inicia recuperação após mínimas históricas no Pantanal em Mato Grosso

Publicado às

em

Bacia do Rio Paraguai inicia recuperação após mínimas históricas no Pantanal em Mato Grosso
Imagem: Divulgação / Reprodução

O período de vazante na Bacia do Rio Paraguai, no Pantanal, parece estar próximo do fim, segundo o boletim de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB), divulgado na quarta-feira (30). Em Ladário (MS), o nível do rio subiu 18 cm em uma semana, alcançando -41 cm, embora a marca ainda esteja abaixo do esperado para a época, que é de 1,58 m.

 

A recente elevação é resultado de 31 mm de chuva na bacia, impactando vários afluentes, como o Alto Paraguai em Cáceres (MT), onde o nível chegou a 1,01 m. O pesquisador Marcus Suassuna, do SGB, destacou que as previsões para as próximas semanas indicam mais chuvas, com expectativa de um acumulado de 79 mm em 15 dias, o que poderá consolidar a recuperação gradual do rio até dezembro. 

 

Apesar da elevação, a Bacia do Rio Paraguai registrou este ano mínimas históricas em diversas estações, com destaque para Ladário, que atingiu a menor cota dos últimos 124 anos, com -69 cm. O monitoramento faz parte da Rede Hidrometeorológica Nacional, operada em 80% pelo SGB, e utiliza dados coletados automaticamente, disponíveis na plataforma SACE.

 

Além disso, o SGB oferece apoio aos municípios da região através do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (Siagas), que contém dados de mais de 371 mil poços em todo o Brasil. Este banco de dados é essencial para identificar fontes de água subterrânea para consumo e outras finalidades, contribuindo para a gestão hídrica e o planejamento de políticas públicas em períodos de crise.

 


Publicidade

Publicidade Publicidade

Leia Também