Conecte-se conosco

Agronegócio

Produção de cana na safra 2025/26 deve ultrapassar 660 milhões de toneladas, estima Conab

Apesar de clima desfavorável e pragas, setor aposta em manejo técnico e inovação para manter produtividade e atender à demanda da indústria

Publicado às

em

Produção de cana na safra 2025/26 deve ultrapassar 660 milhões de toneladas, estima Conab
Imagem: Divulgação / Reprodução

Com previsão de produção total de 663,4 milhões de toneladas, a safra 2025/26 de cana-de-açúcar no Brasil foi oficialmente projetada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A área destinada ao cultivo cresceu 0,3% em relação ao ciclo anterior, somando 8,79 milhões de hectares. A produtividade média está estimada em 75,45 toneladas por hectare.

O desempenho, no entanto, tende a ser um pouco inferior ao registrado na safra passada. Isso se deve, principalmente, às adversidades climáticas enfrentadas no início do desenvolvimento das plantações, especialmente na região Centro-Sul, que concentra a maior parte da produção nacional. A colheita já começou, mas enfrenta impactos significativos causados pela falta de chuvas, altas temperaturas e presença de pragas.

Entre os fatores que mais preocupam neste ciclo está a queda nos níveis de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), indicador fundamental para a indústria de açúcar e etanol. O estresse hídrico prolongado e as variações térmicas intensas têm comprometido a qualidade da cana, afetando diretamente a rentabilidade da cadeia produtiva.


Publicidade

Publicidade

Leia Também