Conecte-se conosco

Agronegócio

Safra de milho avança no Brasil com expectativa de produção recorde

Mesmo com início lento em Mato Grosso, clima favorece colheita e projeções indicam até 132,7 milhões de toneladas na temporada 2024/25

Publicado às

em

Safra de milho avança no Brasil com expectativa de produção recorde
Imagem: Ouro Safra/Divulgação

A colheita da segunda safra de milho teve início em Mato Grosso, principal estado produtor do grão no país, mas avança em ritmo mais lento do que o registrado em anos anteriores. Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até o momento, 0,31% da área cultivada foi colhida — percentual inferior ao 1,94% registrado no mesmo período do ciclo passado e à média dos últimos cinco anos, de 0,98%.

Apesar do desempenho inicial abaixo do esperado, a expectativa é de uma produção robusta no estado. O Imea projeta uma colheita de 48,9 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 3,6% em relação à safra anterior. O crescimento é atribuído, principalmente, às condições climáticas favoráveis durante o ciclo de desenvolvimento da lavoura.

No cenário nacional, a colheita da safra de verão 2024/25 já alcança 96,7% da área estimada de 3,512 milhões de hectares, conforme dados da consultoria Safras & Mercado. Estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia praticamente finalizaram os trabalhos de campo, enquanto em Santa Catarina e São Paulo a colheita já foi concluída.


Publicidade

Publicidade

Leia Também