Conecte-se conosco

Agronegócio

Preço da batata cai com aumento da oferta, mostra Conab

Queda foi de 5,34% em março; alface também ficou mais barata, mas outras hortaliças subiram

Publicado às

em

Preço da batata cai com aumento da oferta, mostra Conab
Imagem: Divulgação / Reprodução

A oferta elevada da batata tem mantido os preços do tubérculo em queda nos principais mercados atacadistas do país. Segundo o 4º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quarta-feira (24) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o valor médio do produto caiu 5,34% em março nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) analisadas.

Desde dezembro do ano passado, o preço da batata vem recuando, reflexo da boa produção da safra das águas. A tendência de queda também atingiu a alface, que teve redução média de 8,08% no mês. A queda nos preços da folhosa foi influenciada pela maior oferta e pela piora na qualidade do produto, afetado por calor intenso e chuvas frequentes. As principais baixas foram registradas nas Ceasas de São Paulo (-14,32%), Belo Horizonte (-21,89%) e Recife (-60,79%).

Apesar das quedas pontuais, o boletim aponta elevação nos preços de outras hortaliças. O tomate teve aumento expressivo, impulsionado pela redução na oferta e pela proximidade do fim da safra de verão. Em comparação com fevereiro, a oferta caiu 3,3%. Frente a janeiro, o recuo foi de 13,2% e, em relação a dezembro de 2024, a queda chegou a 15,1%.


Publicidade

Publicidade

Leia Também