Conecte-se conosco

Agronegócio

Mato Grosso se destaca na diversificação da produção agrícola

Estado é referência na produção de arroz e feijão, além de ser o líder nacional no cultivo de gergelim

Publicado às

em

Mato Grosso se destaca na diversificação da produção agrícola
Imagem: Terra de Cultivo

Reconhecido como o maior produtor de grãos do Brasil, com destaque para soja e milho, Mato Grosso também se sobressai na produção de alimentos essenciais para a mesa dos brasileiros, como arroz e feijão. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra atual deve registrar 407 mil toneladas de arroz e 341 mil toneladas de feijão.

A produção de arroz no estado deve apresentar um crescimento superior a 20% em relação à safra 2023/24, ocupando uma área de 113,6 mil hectares. Já o cultivo de feijão deve aumentar 2,8%, distribuído em 201 mil hectares ao longo de três safras, com maior expressão na segunda safra.

No ranking nacional, Mato Grosso ocupa a terceira posição entre os maiores produtores de feijão, ficando atrás do Paraná, que deve colher 877 mil toneladas, e Minas Gerais, com previsão de 522 mil toneladas. Mesmo assim, a produção mato-grossense representa mais de 10% da safra brasileira, estimada em 3,3 milhões de toneladas, com previsão de um crescimento modesto de 1,5% no país.


Publicidade

Publicidade

Leia Também