Conecte-se conosco

Agronegócio

Aumento nos preços dos alimentos agrava vulnerabilidade de famílias de baixa renda

Publicado às

em

Aumento nos preços dos alimentos agrava vulnerabilidade de famílias de baixa renda
Imagem: Freepik

A alta nos preços dos alimentos segue impactando diretamente os lares de menor renda, aponta o Instituto Pacto Contra a Fome. Em fevereiro, o grupo Alimentação e Bebidas apresentou elevação de 0,70%, contribuindo com 0,15 pontos percentuais para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou aumento de 1,31% — a maior alta para o mês em 22 anos.

De acordo com o Boletim Mensal de Monitoramento da Inflação dos Alimentos, produzido pelo Instituto Pacto Contra a Fome, o avanço dos preços tem reduzido o poder de compra das famílias mais pobres e comprometido a eficácia dos programas de transferência de renda, ampliando o risco de insegurança alimentar.

Embora Educação e Habitação tenham registrado índices mais altos, o Instituto alerta que a inflação de alimentos não deve ser vista apenas sob uma ótica econômica. Em um país marcado por desigualdades sociais, o aumento no custo da alimentação agrava a situação de famílias que já destinam boa parte do orçamento para se alimentar.


Publicidade

Publicidade

Leia Também