Conecte-se conosco

Agronegócio

Soluções agroecológicas ganham força contra impactos da crise climática

Publicado às

em

Soluções agroecológicas ganham força contra impactos da crise climática
Imagem: Divulgação / Reprodução

O impacto das mudanças climáticas na agricultura brasileira tem se intensificado, com o recente período de calor extremo afetando severamente as lavouras de soja, milho e arroz na Região Sul, além de plantações de café e frutas no Sudeste. Diante desse cenário, especialistas apontam a agroecologia como uma alternativa para minimizar os efeitos das alterações climáticas na produção de alimentos.

A climatologista Francis Lacerda, pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco, destaca a urgência de adotar práticas sustentáveis. "Existem práticas que podem ainda reduzir esses efeitos. Eu digo ainda porque daqui a pouco não vai poder mais", alerta a especialista, enfatizando o reflorestamento como prioridade.

Entre as estratégias agroecológicas recomendadas, Lacerda destaca o sistema de consórcio, que consiste no plantio conjunto de diferentes espécies. "Você planta uma árvore frutífera e, do lado, você planta uma leguminosa, feijão, milho, faz esse plantio todo junto... E essas plantas vão interagir de uma forma que vão beneficiar umas às outras", explica. Essa técnica permite que plantas com diferentes características se complementem, como aquelas com raízes profundas que buscam água e outras que se beneficiam da sombra proporcionada por árvores maiores.


Publicidade

Publicidade

Leia Também