Conecte-se conosco

Agronegócio

Safra atual de soja se assemelha ao ciclo produtivo 2020/21 e preocupa os produtores

Aprosoja MT alerta tradings para a necessidade de antecipar o planejamento e aprimorar o recebimento das plantas para evitar gargalos no momento da colheita

Publicado às

em

Safra atual de soja se assemelha ao ciclo produtivo 2020/21 e preocupa os produtores
Imagem: Aprosoja MT

De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), a semeadura de soja, que vinha atrasada até o final da segunda quinzena de outubro, foi acelerada graças ao intenso trabalho dos produtores, que, em apenas uma semana, ampliaram a área plantada no estado de 8,8% para mais de 25%. Esse avanço reflete a preocupação com a janela para o milho da próxima safra, já que um plantio tardio de soja pode comprometer o milho ao empurrá-lo para uma janela de menor produtividade em março, retirando extensas áreas da recomendação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) e, consequentemente, da cobertura do seguro em caso de sinistro.

 

A evolução vertiginosa do plantio, embora positiva para reduzir os riscos para o milho, traz preocupações devido ao impacto do fenômeno La Niña, que deve favorecer períodos de elevada umidade em todas as regiões do estado. De acordo com previsões da National Oceanic and Atmospheric Administration - NOAA, são esperados grandes volumes de chuva em janeiro e fevereiro do próximo ano, meses críticos para a colheita da oleaginosa. Esse cenário acende a luz amarela para os produtores, que poderão enfrentar desafios similares ao ciclo de 2020/21, quando as condições climáticas severas prejudicaram a colheita em diversas regiões do estado.


Publicidade

Publicidade

Leia Também