Conecte-se conosco

Agronegócio

MAPA oficializa rastreabilidade voluntária para monitorar cadeia do agro

Ferramenta permitirá transparência total do percurso produtivo e reforçará padrões exigidos por mercados internacionais.

Publicado às

em

MAPA oficializa rastreabilidade voluntária para monitorar cadeia do agro
Imagem: CNA/Wenderson Araujo/Trilux

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) lançou, durante a COP 30, em Belém, o Programa Nacional de Rastreabilidade Voluntária (PNRV), iniciativa que promete revolucionar o monitoramento da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro. A proposta é acompanhar, em tempo real, todas as etapas de produção, transporte e comercialização, fortalecendo a transparência e ampliando a segurança para produtores, consumidores e mercados internacionais.

De acordo com o secretário-executivo do MAPA, Irajá Lacerda, o programa integra o Brasil Agro Mais Sustentável, pacote de ações criado para atender às novas exigências globais de sustentabilidade e comprovação de origem dos produtos agropecuários.

“Você traz transparência desde as boas práticas, passando pelas exportações até o balcão. É a chamada cadeia de custódia, que torna a política pública mais eficiente e dá segurança aos mercados consumidores”, afirmou Lacerda, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.


Publicidade

Publicidade

Leia Também